link href='http://fonts.googleapis.com/css?family=Impallari+Type' rel='stylesheet' type='text/css'/> EaD em evidência: Mais EaD em evidência

Videos para reflexão

AQUI O CÓDIGO DO VÍDEO 3

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais EaD em evidência






O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Fredric Litto, pronunciou a seguinte frase durante uma de suas entrevistas sobre o ensino a distância: “O aluno tem de ser capaz de construir o edifício de seu próprio conhecimento”.
Muitos foram seus comentários e argumentos em defesa do ensino a distância, motivadas pelas rápidas e massivas alterações das tecnologias da informação e comunicação, principalmente com a popularização e acesso à internet nas últimas décadas.
Para Litto, a EaD permite ao aluno desenvolver um dos pressupostos básicos do desenvolvimento humano, que é o da autonomia na construção de sua formação, facilitada pela redução de barreiras temporais e geográficas, mas exigindo um forte investimento em organização e disciplina.
“E preciso mais tempo para leitura e participação nas discussões online. A educação a distância também tem menor nível de flexibilidade em relação a prazos. O aluno não pode chorar para o professor”, lembra o especialista.
A evasão, que alguns críticos insistem em apontar como aspecto negativo ainda estão vinculados ao forte preconceito e muitas vezes à falta de uma boa divulgação por parte das instituições.
Embora a resistência a essa modalidade de ensino seja muito forte, as estatísticas têm apontado para um grande aumento na procura, implicando em intensificar os estudos e pesquisas dos órgãos federais, estaduais e das instituições de curso superior, bem como os cuidados necessários para que os novos paradigmas se estabeleçam de forma gradativa e sólida, garantido a excelência e qualidade na oferta de cursos.
Há muito a fazer!
Postado por Michel Assali

Nenhum comentário:

Postar um comentário